Periodontite

Quando a doença deixa de estar restrita à gengiva (gengivite) e afeta as outras estruturas de suporte dos dentes, principalmente o osso e o ligamento periodontal que o une ao dente, a doença passa a chamar-se periodontite. Formam-se bolsas entre os dentes e a gengiva, que são muito difíceis de higienizar durante a escovação e utilização do fio dental. Com a evolução da doença periodontal, pode haver sangramento,aparecimento de abscessos periodontais,perda do osso de suporte do dente podendo causar mobilidade dental ( dentes com a sensação de amolecidos ), afastamento dos dentes e até perda de um ou todos os elementos dentais. A doença periodontal ,como também é conhecida,é multifatorial( depende de vários fatores), tais como: predisposição familiar(fator genético), presença de microorganismos ( bactérias específicas), resistência do hospedeiro ( paciente ), tipo da dieta e cuidados de higiene bucal. O tratamento da doença periodontal requer um diagnóstico correto e cuidadoso.Para se chegar a este diagnóstico devemos seguir os seguintes passos: - Realização de criteriosa anamnese ( questionário ) do paciente com relatos de sua história familiar, de saúde geral (já que pode haver interrelação com doenças sistêmicas tais como: diabetes e derrames entre outros) ,uso de medicamentos,hábitos alimentares e de higiene; - exame clínico com medição das bolsas periodontais; - A realização de radiografias; - Planejamento do tratamento: raspagens sub-gengivais e supra-gengivais, cirurgias periodontais , instruções sobre higiene bucal ,controle de placa/biofilme, manutenções e reavaliações periódicas. Até este momento, não há um tratamento único que "cure" totalmente a doença periodontal , mas devem ser utilizados todos os procedimentos anteriormente descritos para controle e manutenção da saúde periodontal.

Fonte: Odonto Consullte